A Bioplastia

O QUE É BIOPLASTIA?

Bioplastia é a plástica sem cortes, realizada por método minimamente invasivo, com biomateriais em implantes injetáveis que são aplicados em planos anatômicos profundos, utilizando-se de microcânulas em retroinjeção. Em linguagem simples, a Bioplastia é o implante de substâncias injetáveis que são compatíveis com o corpo humano para harmonizar, criar, realçar ou recuperar linhas, ângulos, volumes e formas no rosto e no corpo. O princípio básico da Bioplastia é a reposição e jogo de volumes – é o que chamamos de volumetria.

É através dela que podemos transformar sombra em luz, criando pontos que podem modelar o corpo, moldar o rosto e esculpir o nariz ou ainda reparar deformidades congênitas e adquiridas, como sequelas de poliomielite, Pectus excavatum (“peito de sapateiro”), Pectus carinatum (“peito de pombo”). Desde que o produto escolhido seja compatível com a profundidade de aplicação que a técnica de Bioplastia exige, escolher qual biomaterial a ser utilizado, atualmente é uma decisão bastante flexível e depende de cada especialista, de sua experiência e preferências.

O biomaterial escolhido deve ser implantado em níveis profundos corretos e determinados e em quantidades adequadas, para que se consiga volume de forma natural, sem que se perceba sua presença na superfície, nem mesmo ao toque ou palpação. O implante do biomaterial é realizado sem cortes, através de “pequenos orifícios” por onde se introduz a microcânula. As microcânulas possuem a ponta arredondada e, por isso, não cortam como as agulhas.

Elas, por terem a ponta romba, desviam-se dos tecidos nobres que encontram pela frente (como vasos sanguíneos e nervos), tornando o procedimento mais seguro e praticamente indolor, com pouco ou nenhum sangramento, sem hematomas ou equimoses, causando menos edema e ainda prevenindo lesões dessas estruturas nobres.

As microcânulas, munidas de canhões universais, são acopladas às seringas e adaptadas à pistola de aplicação que controla, a cada clique, a quantidade exata de biomaterial liberado durante o movimento da aplicação, dessa forma, distribuindo o biomaterial de forma mais regular, prevenindo a formação de nódulos.

MICROCÂNULAS

O material é liberado enquanto a microcânula está sendo retirada (e não enquanto a microcânula está entrando).

COMO É FEITO O PROCEDIMENTO?

O procedimento pode ser realizado no consultório médico, com anestesia local. O paciente permanece acordado e pode acompanhar, se desejar, passo a passo, o desenrolar do processo com a ajuda de um espelho, podendo opinar sobre o trabalho que está sendo realizado.

O implante do biomaterial é realizado sem cortes, através de um pertuito feito com a pontinha de uma agulha por onde penetra uma microcânula de ponta arredondada que, ao entrar na pele, por divulsão, não lesa vasos, nervos, nem tecidos nobres, tornando o procedimento seguro, praticamente indolor, sem hematomas ou equimoses (manchas roxas), com pouco edema (inchaço) e praticamente sem nenhum sangramento.

O biomaterial escolhido e indicado deve ser implantado profundamente, no nível correto, em quantidade adequada para que se consiga volume de forma natural, sem que o biomaterial seja percebido visualmente ou pelo toque. Quando o defeito ou depressão for muito superficial, podemos aplicar o implante em nível mais adequado, porém mais superficial e em uma concentração mais baixa.

microcânulas
Agulhas apresentam a ponta cortante
microcânulas
Microcânulas apresentam a ponta arredondada. Penetram por divulsão, desviando as estruturas nobres.

QUAIS ÁREAS EM QUE PODEM SER FEITAS ESTAS APLICAÇÕES?

A Bioplastia pode ser utilizada em qualquer tecido do corpo humano para corrigir, recuperar ou embelezar:

Rosto

A beleza clássica é a beleza, eterna, universal, que independe de padrões ou tendências de moda. É um padrão de beleza milenar, que está gravado no inconsciente coletivo e que é facilmente reconhecível. Mas, mesmo assim, quando observamos um rosto classicamente belo, nem sempre sabemos dizer por que é belo, apesar de sentirmos que o é! De onde vem esse tipo e beleza? O que a define? Que sinais faciais devem ser realçados para manifestar essa beleza perene?

Estudos aprofundados das características faciais comuns às pessoas bonitas revelaram que as linhas que dão harmonia e beleza à face são as seguintes:

  • Região malar mais proeminente, para iluminar a face;
  • Linha da mandíbula bem marcada, para dar personalidade e presença à beleza;
  • Leve depressão na bochecha (“efeito blush”) para dar charme;
  • Proporção correta entre o nariz e o queixo, para dar equilíbrio ao perfil.

E essas linhas, se bem analisadas, nada mais são que volumes estrategicamente posicionados, que proporcionam movimento e um jogo de luz e sombra à face, o que reflete o conceito de beleza.

Excertos tirados de artigo publicado na Revista Classic Life, Edição n° 16, 2009, pág.14.

Corpo

Você tem pressa em exibir um bumbum empinado, braços e pernas torneadas, quadris fartos e barriga musculosa? A Bioplastia resolve!

A melhora do contorno corporal é uma solicitação cada vez mais frequente de pacientes que procuram por cirurgia estética. A busca por terapias corporais não cirúrgicas tem aumentado consideravelmente: muitos pacientes relutam em se submeterem a um procedimento cirúrgico e às morbidades inerentes a essa opção terapêutica. A maioria desses pacientes apenas deseja um pequeno aperfeiçoamento estético, com um período mínimo de recuperação e, por essa razão, o uso de métodos minimamente invasivos torna-se cada vez mais significativo na cirurgia plástica. Bem-vindo ao mundo da Bioplastia!

Além disso, está sendo usada com sucesso pelos otorrinolaringologistas para a correção da paralisia das cordas vocais, e pelos urologistas na correção do refluxo vesicoureteral e incontinência urinária.

BIOPLASTIA DÓI?

A Bioplastia é realizada com anestesia local, como a anestesia usada pelos dentistas, e utiliza microcânulas que não cortam como as agulhas, tornando o procedimento praticamente indolor.

QUEM PODE SE SUBMETER À TÉCNICA?

Após passar por avaliação médica, qualquer pessoa que busca rejuvenescimento, embelezamento ou correção.

A BIOPLASTIA PODE SER COMBINADA COM OUTRO PROCEDIMENTO CIRÚRGICO?

Sim. É uma técnica que pode ser combinada com outros procedimentos cirúrgicos ou não, mas é o seu médico quem irá determinar quanto a esta combinação.

APÓS A BIOPLASTIA HÁ NECESSIDADE DE REPOUSO DOMICILIAR? Não. A Bioplastia é um procedimento ambulatorial que, na maioria dos casos, ao término, o paciente poderá ir para casa ou seguir suas atividades normais.

A CLÍNICA NÁCUL USA HIDROGEL?

Temos hoje um número significativo de produtos para preenchimento de tecidos moles faciais ou corporais, além de diferentes marcas, objetivos estéticos, duração, etc., Não usamos hidrogel e nunca fez parte de nosso arsenal terapêutico.

COMO SÃO OS PROCEDIMENTOS PÓS?

  1. O(A) paciente terá dieta livre.
  2. O(A) paciente não deve dirigir nas primeiras 24h após o procedimento.
  3. O(A) paciente deverá comunicar-se conosco sempre que observar algum endurecimento e/ou intercorrência.
  4. No primeiro dia, o(a) paciente poderá se sentir bastante diferente, com a sensação de percepção dos implantes e pelo próprio edema (inchaço) ocasionado no pós-Bioplastia, os quais acarretarão certo desconforto, segundo a posição e movimentação do paciente. Não é comum que haja dor importante no período de recuperação. Em alguns casos, poderá haver dor significativa que deverá ceder com analgésicos comuns.
  5. O(A) paciente deverá evitar banho de mar e exposição solar por uma semana e, se houver equimoses (manchas roxas), o(a) paciente deverá usar bloqueador solar, a fim de evitar a micropigmentação dos tecidos. A ação solar ou a iluminação fluorescente poderão ser prejudiciais no período pós-procedimento.
  6. Poderá haver alteração da pigmentação da pele com aparecimento de manchas ou descoloração nas áreas tratadas que poderão permanecer por alguns dias, semanas e, menos frequentemente, por meses e raramente permanentes.
  7. Em função do trauma cirúrgico, o inchaço pode durar por semanas, menos frequentemente por meses e, apesar de raro, poderá ser permanente. De qualquer maneira, o mais frequente é que se verifique uma sensação de espessamento, durante um período de duas semanas aproximadamente; a partir de então, haverá melhora gradual. Também será normal que, durante os primeiros meses, se observe pequenas irregularidades debaixo da pele que melhorarão com o passar do tempo.
  8. Poderá haver dor ou prurido (coceira, ardor) no pós-procedimento em maior ou menor grau de intensidade por um período de tempo variável.
  9. Há a possibilidade de que, depois da intervenção, já em repouso no seu domicílio, ocorra pequeno sangramento. Se isso ocorrer, o(a) paciente deverá contatar-nos.
  10. Ocasionalmente, poderá haver transtornos do comportamento afetivo, em geral, na forma de ansiedade, depressão ou outros estados psicológicos mais complexos. É certo que tabagismo, tóxicos, drogas e álcool são fatores que eventualmente não impedem a realização de cirurgias, mas podem determinar complicações.
  11. Durante cerca de um mês, o(a) paciente deverá evitar batidas ou traumatismo sobre as áreas tratadas, movimentos bruscos ao dirigir, levantar pesos, etc. Progressivamente retornará às suas atividades habituais.
  12. O resultado final da Bioplastia depende da quantidade de colágeno produzida pelo organismo do(a) paciente. Sendo assim, colocamos a quantidade de produto estimada e acordada com o(a) paciente, podendo necessitar de quantidades adicionais. Portanto, o(a) paciente deverá deixar marcados dia e hora para reaplicação.
  13. Quando há grande diferença de volume, anteriormente à colocação dos implantes, poderá ser necessária a utilização de diferentes quantidades de um lado e de outro no intuito de se obter uma melhor simetria. Em todos os casos de Bioplastia, é comum que persistam variadas diferenças no pós-procedimento, principalmente se já existia uma assimetria prévia.
  14. Recomendamos prudência diante de qualquer tipo de exercício, sobretudo antes de três semanas. Após esse prazo, iniciar as atividades progressivamente.
  15. Procedimentos Faciais:
    Especificamente para estes, o(a) paciente deverá:
    Dormir com cabeceira elevada para acelerar a drenagem e reabsorção do edema até que ele desapareça;
    Nas primeiras 24 horas, manter gazes com gelo nas áreas aplicadas e trocá-las frequentemente. Para evitar queimaduras, aplicá-las de forma intercalada e apenas por alguns instantes.
  16. Preenchimento Labial:
    Por causa da temperatura elevada da água e do movimento de sucção dos lábios, o(a) paciente deverá evitar tomar chimarrão ou mate por três dias após o procedimento.
    Devido à contração feita pelos músculos ao redor dos lábios, o(a) paciente deverá evitar por três dias após o procedimento ingerir líquidos utilizando canudinho ou fumar.
  17. Bioplastia nos Membros Inferiores (Pernas e Coxas):
    Recomendamos:
    Dormir com as pernas elevadas acima da altura da cabeça até que haja o desaparecimento do edema;
    Pela manhã, vestir meias elásticas de média compressão antes de levantar, momento quando as pernas estão desinchadas. Caso tome banho logo após levantar, o(a) paciente deverá, antes de colocar as meias, elevar as pernas por 10min;
    Usar as meias elásticas somente durante o dia. Repetir o processo pelo tempo que proporcionem conforto;
    Durante o dia, sempre que possível, manter as pernas elevadas.
  18. Bioplastia nos Membros Superiores (Mãos e Braços):
    O(A) paciente deverá manter os membros superiores elevados sempre que possível até que haja o desaparecimento do edema.
    As luvas fornecidas pela Clínica deverão ser usadas pós-procedimento por um período de 24 a 48 horas. Após esse prazo, o(a) paciente deverá continuar usando-as somente em casa até que o edema seja reabsorvido.
  19. Gluteoplastia:
    Recomendamos usar:
    Almofada para maior conforto ao sentar;
    Se possível, sapatos de salto alto ao caminhar para relaxar a musculatura glútea.
  20. Bioplastia Íntima (Masculina ou Feminina):
    O(A) paciente deverá evitar relações sexuais pelo intervalo de uma semana após o procedimento.
Open chat
Powered by